O que é um jaleco
Jaleco, guarda-pó, guarda pó, avental ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, bordado com o nome e a profissão, utilizada como forma de barreira corporal (EPIs) em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros.
Em muitos desses lugares, onde é importante haver higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório.
Em outros momentos o seu uso é facultativo, caso não existam problemas reais de biossegurança.
É frequentemente usado por médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, biólogos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde e pesquisa, sendo a sua imagem associada a estes profissionais.
No entanto, é também utilizada por profissionais de outros grupos sociais, como cozinheiros, em trabalhos onde a higiene é fundamental - dado ser muito fácil detectar uma mancha na cor branca, fomenta uma atitude cuidadosa com o manuseio e interação com os materiais/pessoas, bem como a troca/substituição frequente por uma peça limpa, além de professores que lecionam em escolas onde há o quadro negro, para que o traje social não se suje, devido ao uso do giz.
A história diz que o jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz. Detalhe: era feito de tecidos escuros e, quanto mais manchado fosse, mais moral dava ao médico, pois indicava que ele havia tratado muitos pacientes. Foi só no século 19, quando provou-se que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, que o jaleco branco e limpo virou norma.
Saiba aqui como cuidar do seu jaleco.
Comentários
Postar um comentário